A cifoplastia percutânea é um método minimamente invasivo destinado ao tratamento de fraturas vertebrais.
Este método, no entanto, não se destina ao tratamento de toda e qualquer fratura vertebral. As fraturas que são em “acunhamento”, isto é, cuja margem anterior do corpo vertebral tem seu tamanho reduzido, mas a posterior permanece preservada, são passíveis de tratamento.
O tratamento é feito através de duas agulhas de punção, introduzidas na pele, sob anestesia local. Por dentro destas agulhas, inserem-se os balões, que uma vez inflados restauram parte da altura perdida do corpo vertebral e reduzem a deformidade.
Quanto mais precoce é realizado o tratamento, maior é a redução da deformidade. Independentemente do tempo de evolução, no entanto, todos os pacientes têm alívio imediato da dor no pós-operatório.
Após a insuflação do balão, este é desinflado, e a cavidade produzida por ele é preenchida por um cimento especial, destinado especificamente ao uso intervertebral.
Os pacientes são admitidos no hospital, submetidos ao procedimento e recebem alta no mesmo dia.
Somente médicos com um curso especial e certificados podem realizar este tipo de procedimento.
Veja abaixo fotos de radiografias realizadas no intraoperatório ou acesse o vídeo ao lado com uma animação, para visualizar melhor o método.