DR PAULO PORTO DE MELO

CRM 94048

Dr. Paulo Porto de Melo é formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), tendo residência médica em Neurologia e Neurocirurgia da mesma instituição. Somente durante sua residência médica, participou de intenso treinamento e compôs a equipe cirúrgica em mais de mil cirurgias, o que lhe garantiu grande experiência já ao concluir a especialização. Permaneceu na UNIFESP atuando como chefe dos residentes e assistente da disciplina de Neurocirurgia entre 2002 e 2006. Foi neste período que escreveu o “Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar – Neurocirurgia”; até hoje referência para a residência médica em neurocirurgia no Brasil.

É colaborador da disciplina de neurocirurgia na Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, e de um grupo de pesquisas em microcirurgia robótica da Universidade de Estrasburgo, na França. É o único neurocirurgião com habilitação para o emprego da neurocirurgia robótica no Brasil e diretor para a especialidade na Sociedade Mundial de Microcirurgia Robótica, buscando utilizar técnicas minimamente invasivas em todas as áreas da neurocirurgia; habilitação obtida em diversos cursos no exterior. Também é membro do Painel de Especialistas do Comitê de Neurocirurgiões Militares, órgão que assessora o presidente da entidade; da World Federation of Neurosurgical Societies, a mais importante da atualidade, sendo o único neurocirurgião da América Latina nomeado para este Comitê.

Sua carreira é focada em desenvolver, implementar e ampliar o uso de procedimentos minimamente invasivos na neurocirurgia, sendo a sua última inovação o tratamento endoscópico endonasal de aneurismas cerebrais, realizado em cerca de 30 pacientes no mundo inteiro e apenas 3 na América Latina, todos realizados pelo Dr Paulo. Este tratamento promove muito menos invasão e manipulação cerebral, permitindo ao paciente uma recuperação muito mais rápida, menor risco intra-operatório e nenhuma cicatriz aparente.

Dr. Paulo possui ainda mestrado, em que discorreu sobre Telemedicina, e Pós-Graduação em Harvard, aonde se aprofundou em temas como Negociação e Resolução de Conflitos, Gestão de Crises, Inovação, Liderança, Desenvolvimento e Gestão de Equipes de Alta Performance e Gestão de Sistemas Complexos de Saúde.

Dr. Paulo ainda é membro do Congress of Neurological Surgeons (CNS) e American Association of Neurological Surgeons (AANS), ambas sociedades de neurocirurgia nos EUA, bem como da North American Spine Society (NASS), sociedade de coluna norte-americana e da Internation Federation of Neuro Endoscopy (IFNE). Possui, ainda, os títulos de Fellow of the International College of Surgeons (FICS), Fellow of the American College of Surgeons (FACS) e de International Fellow of the American Association of Neurological Surgeons (IFAANS).

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email