DR. PAULO PORTO DE MELO

O ESPECIALISTA

Dr. Paulo de Porto Melo é o único médico neurocirurgião brasileiro com habilitação para o emprego da neurocirurgia robótica no Brasil. Durante a residência teve participação direta em mais de mil cirurgias neurológicas, sendo treinado pelo mundialmente renomado professor Fernando Menezes Braga. Após a residência, permaneceu na Universidade Federal de São Paulo como assistente, trabalhando junto ao professor Fernando Braga, até 2006.

FORMAÇÃO

» Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, prestou concurso para realização de residência médica na área de Neurocirurgia, sendo admitido na primeira tentativa em primeiro lugar.

» Chefiou o setor de Neurocirurgia Vascular e desempenhou o cargo de Chefe e Preceptor dos residentes. Escreveu um livro de Neurocirurgia junto ao Professor Braga, o Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar - Neurocirurgia/UNIFESP, publicação pioneira no Brasil.

» Sua carreira científica teve reconhecimento precoce. Já em 2001, ainda durante o terceiro ano de residência, ganhou prêmio por trabalho levado ao Congresso Mundial de Neurocirurgia.

» Além de dezenas de trabalhos apresentados em Congressos Internacionais, Capítulos de Livro e artigos científicos, dedica-se à aplicação prática, em benefício do paciente, dos avanços da medicina.

ESPECIALIZAÇÕES

» Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Americana de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Mundial para Microcirurgias Assistidas por Robô e Endoscopia, pauta sua prática profissional pelo aperfeiçoamento constante, através da participação anual em cursos de aprimoramento no exterior e congressos.

» Introdutor e pioneiro da Neurocirurgia Robótica no Brasil, representa a Sociedade Mundial de Microcirurgia Robótica em sua área. Proficiente nas modernas técnicas de Neurocirurgia Minimamente Invasiva (Cerebral e da  Coluna)  que trazem como benefícios aos pacientes tempo de recuperação  reduzido, menores incisões e trauma cirúrgico.

» A busca incessante por novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e robótica levou o Dr Paulo, junto ao Dr José Carlos Garcia Júnior, a idealizar e fundar o Núcleo Avançado de Estudos em Ortopedia e Neurocirurgia (NÆON). Como Membro fundador, define as diretrizes do Núcleo, destinado a desenvolver novas tecnologias e analisar as principais novidades médicas, aplicando-as, sempre quando seguro e vantajoso para o paciente, buscando propiciar menores riscos e maior bem estar.

» Suas atividades acadêmicas consistem em projetos colaborativos desenvolvidos com os Departamentos de Neurocirurgia das Universidades de Saint Louis (Missouri-EUA) e Estrasburgo (França) e de Microcirurgia da Universidade de Estrasburgo (França). A Universidade de Saint Louis é a universidade que tem o mais prestigiado laboratório de Neuroanatomia e pesquisa em neurocirurgia do mundo enquanto da Universidade de Estrasburgo já saíram nada menos do que nove merecedores de Prêmio Nobel.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

» Atualmente é o chefe do setor de Neurocirurgia do Hospital Militar de Área de São Paulo (desde 2006), além de pertencer ao Corpo Clínico dos mais conceituados hospitais paulistas, dentre eles os Hospitais São Luiz - Rede D`Or, Oswaldo Cruz e Albert Einstein.

» Consultório Privado em Moema.

» Membro da Diretoria Executiva da Sociedade Mundial de Microcirurgia Robótica.

» Presidente do Comitê diretivo de Robótica, que define os rumos da pesquisa mundial em Neurocirurgia Robótica, da Walter E. Dandy Neurosurgical Society.


Av. Macuco, N° 726, Moema - Conjunto 1606 - São Paulo/SP - Fone: (11) 5051.5176